Embora o diabetes seja uma questão de saúde que afete mais de 420 milhões de pessoas em todo o mundo, aproximadamente 16 milhões de brasileiros, um trabalho ostensivo de divulgação de informações corretas sobre o tema, faz-se extremamente necessário. Inúmeros são os mitos e preconceitos o rondam e, não raro, mesmo profissionais de saúde experientes desconhecem muitos fatores que englobam o convívio com a condição.
Por tais razões, a ADIFAT, associação sem fins lucrativos, fundada em 2008, tem como missão auxiliar os associados por meio de palestras e cursos, difundindo preceitos e orientações quanto ao tratamento do diabetes e os meios de prevenção da doença. Através de atividades multidisciplinares, sejam elas palestras, exposições, seminários, fóruns etc., vamos cumprindo nossa missão e melhorando nossa atuação. Tais atividades contam com a presença de profissionais de saúde devidamente qualificados. É importante ressaltar que tanto os profissionais de saúde especializados quanto as pessoas que trabalham nas mais diversas funções da Associação atuam como voluntários.
A ADIFAT também se propõe a integrar todos os portadores de diabetes em nosso Município.
O que nos move é a convicção arraigada de que o acesso a um tratamento adequado do diabetes é um direito humano, um direito constitucional, um direito internacional de viver com saúde.
Nosso alvo principal sempre será garantir o direito de acesso às informações necessárias para o convívio com o diabetes e ao tratamento gratuito a todos as pessoas com diabetes em nosso Município que dele necessitem, englobando não apenas medicamentos e insumos, mas, também, a educação em diabetes, tão importante quanto remédios, insulina, atividades físicas ou uma boa alimentação.
Alcançar a concretização desse direito é um empenho constante que fortalece e inspira as atividades da ADIFAT.
O diabetes é uma questão de saúde pública, é um problema de saúde estrutural, é uma epidemia mundial que precisa ser enfrentada com segurança, ousadia e visão de futuro, para que cada vez menos pessoas sejam acometidas pela condição e suas complicações.
A ADIFAT procura trabalhar em conjunto com a Secretária Municipal de Saúde, com profissionais de saúde, órgãos públicos e em parceria com empresas privadas, visando ampliar a conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção e do tratamento do diabetes.
Quer ser voluntário, parceiro ou associar-se? Entre em contato conosco.